SÃO CARLOS | Biblioteca Pública Amadeu Amaral está de casa nova

 

Um bom lugar para ler um livro, espaço amplo, reformado e adequado na rua São Joaquim, n.º 735, Praça Pedro de Toledo (antiga piscina municipal), região central da cidade. Este é o novo endereço da Biblioteca Pública Amadeu Amaral reinaugurada na noite de quinta-feira (11) pelo prefeito Airton Garcia, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Rosária Manzzini, do vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano Giuliano Cardinali, do secretário de Educação Orlando Mengatti Filho e do vereador Marquinho Amaral representante da presidência da Câmara Municipal de São Carlos.

Os vereadores Elton Carvalho, Rodson Magno (representando o deputado federal Lobbe Neto), Moisés Lazarini, João Muller, o diretor do Departamento Integrado de Bibliotecas, Cesar Maragno, a bibliotecária responsável pela unidade Priscila Marlletta, professores, bibliotecárias e outros secretários municipais, chefes de gabinete e diretores da Prefeitura também acompanharam a solenidade.

Antes que os visitantes pudessem conhecer os acervos e o novo espaço da biblioteca que teve o grafite da parte interna feito pelo artista plástico Renato Masson, houve a apresentação do Coral da Catedral e declamação de poesias pelos alunos do Grupo de Literatura da Universidade Aberta da 3ª Idade da FESC.

O prefeito Airton Garcia tem boas recordações do novo endereço da biblioteca, lembrou que na infância nadava na antiga piscina municipal. “Quando eu era moleque há uns 60 anos atrás, eu nadava aqui. Quando vejo que o prédio ficou amplo, bonito todo iluminado eu fico contente e acredito que a população também vai ficar ao ver o novo espaço da biblioteca que vai ser útil para a nossa juventude” disse.

O vereador Marquinho Amaral enfatizou que o novo prédio da biblioteca resgata a história de São Carlos. Segundo Marquinho um lugar histórico que foi totalmente reformado para que a se possa sair dos aluguéis, diminuir o custeio da Prefeitura e dar condições de investimentos nas mais variadas áreas, principalmente nas áreas da saúde pública e sociais. “A Câmara Municipal de São Carlos em nome de seu presidente que aqui represento, vereador Julio Cesar, parabeniza a administração municipal pelos acertos. Nós temos visto que têm muitos problemas, o Airton pegou junto com o Giuliano uma cidade completamente destruída, passou um tsunami na nossa cidade, que destruiu nossa cidade e não são quatro meses que vão colocá-la de novo na rota do crescimento, do desenvolvimento, mas esses quatro meses já demonstram e dão o tom do trabalho que nós queremos, o trabalho de unir todos nós em beneficio de uma única prioridade a bandeira de São Carlos. Agora é época de nos unirmos e isso o Airton tem feito”, ressaltou Marquinho.

O secretário de Educação Nino Mengatti explica que o espaço foi totalmente revitalizado, ficou moderno, com acessibilidade. “Era uma desejo da comunidade como também dos funcionários, que houvesse um espaço digno, além disso, o prefeito autorizou investirmos mais R$ 100 mil para compras de mais livros e novo acervo para a biblioteca”, ressaltou.

Biblioteca Amadeu Amaral 

Iniciou sua história em 1939, faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município (SIBI) que engloba 11 unidades. Possui acervo diversificado, entre livros didáticos e de literatura para todas as idades, além de quadrinhos, revistas e outros periódicos. Disponibiliza também o acervo “Sala Verde”, com publicações exclusivas sobre meio ambiente, projeto realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, além do “Acervo São Carlos” que contém livros exclusivos sobre a cidade de São Carlos e ainda livros dos autores são-carlenses.

Os livros podem ser emprestados mediante cadastro feito na hora. É necessário levar um comprovante recente de residência (conta de água, luz ou telefone) e um documento pessoal. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de seus pais. Cada pessoa pode emprestar 2 livros por até 15 dias podendo ser renovados. Caso haja atraso o cadastro fica suspenso. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Deixe um comentário