SÃO CARLOS | Prefeito Airton Garcia recebe Delegada do CDTI da Espanha

A delegada do Centro Tecnológico Industrial da Espanha, Maria Pillar de Miguel Ortega, acompanhada pelo secretário José Galizia Tundisi, de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, visitou na última segunda-feira (2/12), universidades, centros de pesquisa e instituições de São Carlos voltadas para a área tecnológica.

No período da tarde a delegada foi recebida pelo prefeito Airton Garcia que agradeceu a visita de Maria Pillar de Miguel Ortega. Segundo ele, a cidade tem conhecimento e tecnologia suficientes para desenvolver um bom relacionamento com a Espanha. “Nosso objetivo é mostrar o potencial do município para os mais diferentes países e assim possibilitar novas parcerias”, disse Garcia.

A visita faz parte do projeto “Importa, Exporta”, desenvolvido pelas secretarias de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Planejamento e Gestão e tem como objetivo mostrar o potencial do município para os mais diferentes países e assim possibilitar novas parcerias comerciais, científicas e culturais.

“Encontramos muitas possibilidades em São Carlos, não conhecia a cidade e fiquei espantada com o desenvolvimento tecnológico. Aqui o nível das pesquisas é muito alto. Vejo muitas possibilidades de parcerias. Já temos parcerias com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)  e FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e agora estamos conhecendo São Carlos para futuros laços de colaboração”, declarou delegada do Centro Tecnológico Industrial da Espanha, Maria Pillar de Miguel Ortega.

Para José Galizia Tundisi é importante trazer pessoas de destaque no cenário internacional da área de ciência e tecnologia para conhecer o potencial de São Carlos. “Após esse primeiro contato é que surgem as articulações. São Carlos hoje, além de ter 1 doutor para cada 100 habitantes, tem mais de 200 startups que estão começando em todas as áreas da ciência e tecnologia, isso é um avanço considerável no ponto de vista de parcerias com outros países”, acredita Tundisi.

A delegada da Espanha também visitou o Onovolab, ParqTec – Incubadora – Science Park, o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar e o Instituto Inova.