IBATÉ - Grêmio Estudantil ganha destaque regional

10/10/2013 09:51

 

Fonte: Marco Rogério/Primeira Página

 

O Grêmio Estudantil da Escola Estadual Edésio Castanho vem ganhando destaque regional. Seus membros têm participado ativamente de encontros regionais, como o que foi realizado recentemente em São Carlos e fortalecem a instituição dos alunos ligado à instituição escolar.

Com relação ao funcionamento do grêmio, Natália dos Santos, do terceiro ano do ensino médio da Escola Edésio Castanho, de Ibaté,  afirma que a interação dos alunos com a escola é algo fundamental. “Encontros regionais acabam ajudando muito. Os grêmios estão evoluindo e daqui pra frente será tudo muito melhor”.

“Esta iniciativa do aluno de conhecer os acontecimentos da escola e participar é muito importante e deve ser feita via Grêmio Estudantil”, afirma.  Victor Hugo Rodrigues Mendonça de Almeida, também aluno do terceiro ano da Edésio Castanho, afirma que o Grêmio ajuda a escola e incentiva a participação do aluno. “Há uma evolução da escola e de toda sua comunidade”.

A vice-diretora da Escola Edésio Castanho,Gláucia Regina Paulino dos Santos, afimra que os grêmios têm funções muito importantes dentro da escola. “Eles têm sido o elo entre a direção da escola e nossos estudantes. Estes encontros regionais ajudam e incentivam os estudantes a participarem mais. Muitos vão querer montar chapas e disputar o grêmio no próximo ano”.

 

PESQUISA

A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir uma pesquisa que aponta a ampla presença dos Grêmios Estudantis nas escolas estaduais. Foi detectado que três em cada quatro unidades de ensino mantêm a organização de forma atuante, com a presença de lideranças estudantis e como elas atuam. Segundo o questionário, o foco da atuação é organizar atividades esportivas (29%), seguido por cultura (27%) e entretenimento (12%).

O levantamento inicial foi feito com 3.665 escolas que oferecem Ensino Médio. Em 71% das escolas que possuem Grêmio, o colegiado existe há mais de cinco anos. O perfil de atuação é organizado: oito em cada dez escolas trabalham com estatuto e em 90% dos casos há prestação anual de contas.

As lideranças estudantis também são exemplo no processo democrático quanto à escolha dos representantes, já que em 96% das escolas o Grêmio é escolhido por meio de eleição, sendo que este processo tem voto facultativo em 51% das unidades.  Em 94% dos casos, o processo eleitoral ocorre todo ano.

Um ponto curioso levantado pela pesquisa é a forma de comunicação entre os Grêmios e os estudantes nas escolas. Avisos em sala de aula são a forma de propagar informação mais utilizada pelas lideranças, com 36%, seguida por cartazes em murais, com 34%. Já as redes sociais, como Facebook e Twitter, ocupam 11% e 0,7% da preferência, respectivamente. Os Blogs são utilizados por 3,6% dos grêmios.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!